domingo, 24 de janeiro de 2010

¡Andalucía te quiere!



¡Hola amigos! Feliz ano novo para todos, estou devendo muitos posts no blog, mas vamos ver se eu consigo me redimir contando um pouco dessas curtas férias que passamos viajando pela Espanha.

Primeiro vamos localizar nos, estamos em Barcelona, Catalunha, bem La pro norte, divisa com a França, e para o fim do ano fizemos um role pelo sul da Espanha, Andalucía, famosa pelas touradas, o flamenco, os ciganos, lindas praias, que o lema do turismo é "¡Andalucía te quiere!", pois bem, a recíproca é verdadeira! Vou contar um como passamos por essas terras únicas e que com certeza vale a pena sair do roteiro básico Madrid – Barcelona – Bilbao, quando a galera vem visitar a Espanha.

Andalucía é a região mais ao sul da Espanha, lá que se encontra o famoso Estreito de Gibraltar, o ponto europeu mais próximo da África. Nessa região se nota de forma mais evidente o domínio árabe sobre a Espanha, que durou só um tempinho... uns 700 anos, desde a conquista até a queda da última cidade árabe, um deslize dos espanhóis... E isso traz para a região uma mistura, um jogo de cores, formas, e sabores, sem igual! Somado a sua beleza natural, e ao povo agradável torna um roteiro indiscutível.

Em nossa viagem conhecemos diversas cidades da região, e todas bastante diferentes entre si, visitamos Málaga, Marbella, Sevilla, Cádiz, Córdoba e Granada. E vou enumerar as melhores coisas de cada uma.

Málaga, cidade linda, por ser bem ao sul ainda aproveitamos o sol no meio do inverno Europeu, até rolou uma praia, mas nada de entrar na água. E no centro de Málaga o ponto mais interessante é o teatro romano, que fica ao lado de um castelo Árabe, a Alkazar. Além disso tem o Museu do Picasso, que ali nasceu. O museu além do valor que tem suas obras, é um projeto muito legal, onde você pode ao mesmo tempo ver como é uma casa típica mediterrânea, como ver um projeto de intervenção e acréscimo de espaços com um ótimo resultado, pena que não se pode tirar fotos dentro.


Marbella, é uma cidadezinha perto de Málaga que tem umas ruazinhas pequenas, casinhas brancas, uma praia bonita com um calçadão movimentado, vá a um quiosco e prove uma tapa local, sempre quis uma desculpa pra comer uma almôndega no meio da praia!

Sevilla é uma das maiores cidades da Espanha, e também tem os maiores monumentos, vá com tempo para Sevilla, pois além da cidade ser grande, você pode de lá pegar ônibus ou trens para diversas cidades de Andalucía, inclusive Córdoba, uma hora e vinte de trem, e Cádiz, uma hora e pouco de ônibus. A cidade tem uma história de como o Rei de Castilla Alfonso X, em uma guerra contra seu filho foi leal a cidade, e a cidade a ele que criaram esse símbolo que hoje se espalha por toda cidade que quer dizer não me abandonou, "no me ha dejado".

Tem um dos maiores cascos históricos da Europa, e se nota enquanto se caminha pela cidade. A Alkazar de Sevilla é muito legal de se visitar . Sevilla é uma das poucas cidades onde a tourada ainda é apoiada, e na sua Arena de Touros tem um museu da tourada, caso vá na temporada de touradas que coincide mais ou menos com o verão considere a possibilidade de ir a um desses espetáculos bárbaros que você pensa duas vezes se quer ver o que acontece ou não.

Passamos um dia em Cádiz e de verdade se chegar cedo em um dia você pode aproveitar quase tudo da cidade, mas claro que se puder ficar mais tempo melhor. Mas pessoalmente o que mais gostei dessa cidade foi sua Catedral, me arrisco a dizer que foi a igreja que eu mais gostei de toda Espanha, sua forma, sua materialidade, a maneira que esta inserida na cidade, seus grupos escultóricos.


Córdoba, a capital do império islâmico na Espanha não podia deixar por menos, a sua Mesquita é com certeza a coisa mais fantástica da cidade, mas cuidado! Não abaixe demais para tirar uma foto que um dos muitos seguranças que ficam por ali podem achar que você esta rezando para Alá e te expulsar da Mesquita, que agora é uma igreja. É verdade eles estão aí pra isso mesmo! Com a transformação da Mesquita em Igreja fica proibida a prática de outra religião nesse espaço.


Granada, e por último, pra fechar com chave de ouro, Alhambra. O monumento más visitado da Espanha, e não é a toa! Além de enorme, a ornamentação de cada parede do palácio é algo fora da nossa imaginação de ocidentais que ocupamos nosso tempo com televisão e lendo blogs de amigos! Agora imagina essa maravilha toda com neve. Foi realmente lindo! Frio, mais lindo. É algo mais que com certeza com uma foto não posso passar para vocês. Espero que alguém que leia possa ter a mesma sorte!


Bom, chega né? Parece pouco? Pra mim não! Acabou meu vocabulário já! Ufa! Que bom escrever alguma coisa depois de tanto tempo!

¡Cosas Guays! (supimpas!)

Nosso Hostel en Sevilla, Samay, super recomendado! Top Rated no Hostel Word e não é toa.

Cádiz, vale a pena passar um dia.

Migas! Especiaría local! faz você repensar o conceito de farofa!

Free walking tours, além de serem de graça são divertidos e também instrutivos. E não seja sovina na hora da caixinha.

¡Cosas malas!

Hostel de Córdoba Pilar del potro, muito xexelento, mas se você gosta de goteira e de jantar em pé...

Esquecer o passaporte no cofre do albergue e ter que pegar um trem pra voltar pra cidade que acabou de sair... bom já deu pra entender.

Sempre que for viajar de Ryanair lembrar de levar uma mala de mão de 40x55x20 cm

Abraço para todos e nos vemos por aí! Ou se possível, por aqui!



4 comentários:

  1. Eba!!! Agora sim, boas razões pra ir pra Espanha!! hehehe Boas dicas! Me diga se estou enganada, em uma dessas cidades, existe um tal palacio com várias caveiras esculpidas na fachada e dentre elas existe um sapo, e a tradição diz que dá sorte achar o tal sapo... Já ouviu falar? Bueno, bom frio aí, pq por aqui só tem chuva viu?! Besos

    ResponderExcluir
  2. Parece que vale a pena conhecer essa Espanha diferente do Sul...Muito bacana...

    ResponderExcluir
  3. :) otimas dicas e percepções dedé!
    Bom que estão aproveitando e espero vcs por aqui em breve!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi André,

    Seu site me ajudou muito no passo-a-passo visado, muitissimo obrigada. Vocês poderiam me dar mais uma info? Vocês conseguiram, ou tentaram, trabalhar em BCN? A crise está muito intensa ai? Obrigada!
    Tina Lombardi (tininhalomb@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir