quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ação, religião, arte e ciências. Fim de semana por 6 euros.

É claro que estando na Europa tem que se ter em mente que quem converte não de diverte, mas nem por isso você precisa gastar dinheiro para se divertir no fim de semana. Como passear um fim de semana sem gastar 10 euros.

Claro que como já estamos instalados aqui não gastamos com comida, já foi pré gasto no mercado. Mas mesmo assim em muitos lugares se como por 7 euros com bebida inclusa, e vinho, que é mais barato que Coca Cola. Mas voltemos ao fim de semana.

Como falei no post anterior esse fim de semana aconteceu o Red Bull Air Race, uma corrida de aviões monomotores na praia de Barcelona, passou no ESPN se alguém teve a oportunidade de assistir. E claro como bons farofas que somos, fomos. E fomos cedo, sorte nossa porque outras 1.399.999 pessoas foram ver a corrida, isso mesmo, quase um milhão e meio de pessoas!!! Insano...

A corrida é bem legal, apesar de ser repetitiva, mas com certeza é melhor que ficar em casa vendo Bob esponja, que parece que é a única coisa que passa em uma canal daqui, toda vez que ligamos a Tv ta passando Bob esponja! Aliás a TV daqui merece um post... anotado. Mas a Festa al ciel, que acontece todo ano, teve outras atrações aéreas como acrobacias aéreas e a apresentação de vários aviões, inclusive um caça que ficou dando voltas em Barcelona. Se ouvia de longe o motor do bicho.

Voltando pra casa, vimos que ia ter um festival da Índia nas Ramblas, perguntamos pra uma indiana que estava de bobeira por lá e ela falou que o show era de graça então não deu outra, a noite estávamos lá! Foi bem legal, estava rolando um Hare Krishna e umas danças indianas, e eles começaram a dar umas garrafas de água pra todo mundo. Tudo bem uma água, não vamos abusar dos hare krishnas né, afinal eles já estão fazendo o show no meio das Ramblas... mas antes que nos déssemos conta eles começaram a distribuir marmita pra galera! Com umas comidinhas boas... pois é saiu melhor que a encomenda, fui ver uma apresentação, que foi bem legal e ainda ganhei um rango grátis.

No segundo dia, acordamos mais cedo e fomos no museu de arte contemporânea de Barcelona, projeto do Richard Meyer. Animal o edifício, tem uma presença na praça em que se situa. Um volume totalmente branco e horizontal , no meio das ruas estreitas e edifícios igualmente estreitos e verticais do Raval. Seria mais impressionante se tivéssemos dado de cara com ele sem saber, pois a praça em que se situa se assemelha com outras semelhantes espalhadas pelo bairro, como respiros em um labirinto essas praças deixam a luz entrar um pouco mais nesse bairro de origem operária. Por sinal é o bairro que estamos morando.

Particularmente, eu não entendo muito de arte contemporânea então o que eu gostei mais mesmo foi o edifício em si, se você amigo arquiteto tiver muito contando cada centavo, vale a pena visitá-lo nem que seja só por fora, apesar que a graça de um edifício do Richar Meyer é entrar no edifício, pois ele é conhecido pela maestria com que trata a luz em suas obras, e realmente o átrio que se encontra a rampa que da acesso as salas, fachada principal do museu, é mais impressionante por dentro que por fora. Esse foi nosso único gasto com diversão no fim de semana e também foi bem pouco, sete euros.

Para aproveitar o nosso último dia sem aulas, fomos para outro lugar, Cosmo Caixa que fica pelos lados de Tibidabo, pode dar preguiça porque não tem metro mas também da praça Catalunya em 15 minutos se chega lá de ônibus. E chegando lá... Surpresa!!! Primeiro domingo do mês não pagava entrada!!!

O Cosmo Caixa é um museu de ciências para crianças... Mas a idade não importa né afinal.... se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda!.... E realmente vale a pena visitar! Da pra passar um dia inteiro lá! Lá tem uma seção imitando a selva amazônica que é realmente impressionante, além de muitas outras coisas realmente bacanas.

E o edifício também é incrível, foi um projeto de restauro e reutilização de uma fábrica de Barcelona, e a maneira como os edifícios se ligam é muito harmoniosa e os espaços são interesantíssimos.



Esse foi o nosso fim de semana, espero que tenha tido paciência de ler até o final e quando vier para Barcelona não esqueça de visitar o Cosmo Caixa, certamente não é um dos lugares mais característicos de Barcelona, mas se você se interessa por ciência, ou quiser virar criança novamente por algumas horas, lá é o lugar para isso. Até a próxima.


2 comentários:

  1. Ola!!Demorei,mas... entrei no blog e achei muito legal e economico o final de semana de voces.Acho que terei que visitar o Cosmo Caixa,né?
    Vimos na ESPN as acrobacias e pra falar a verdade eu acho que já tinhamos assistido no ano passado e eu não sabia que era em Barcelona.
    Aprovada então a cidade?Aproveitem.Beijos.Elô.

    ResponderExcluir
  2. Eloisa: A minha coordenadora me disse que apresentou no Cosmo Caixa o seu trabalho de mestrado no meio de setembro e que adorou o lugar!

    ResponderExcluir